Home » Cuidados » Filhote de Yorkshire: Cuidados
Filhote de Yorkshire: Cuidados

Filhote de Yorkshire: Cuidados

Os Yorkshire Terriers estão entre as raças mais adoráveis, esses animais são extremamente dóceis, companheiros e brincalhões. Em geral o temperamento deles é bastante agitado, são quase hiperativos, portanto, ao optar por essa raça é preciso saber que eles são praticamente incansáveis.

Embora pequeno esses animais precisam de cuidados com a sua higiene, portanto, será preciso reservar uma boa parte do seu tempo para cuidar do seu amigo.

Os Yorkshires possuem uma pelagem característica, em geral longa, com isso é comum que os pelos embaracem provocando nós que em certos casos são difíceis de desfazer, nesses casos é preciso recorrer ao pet shop para que seja feita uma escovação ou até mesmo a tosa. A escovação deve ser feita quando ainda são filhotes, pois assim se acostumam com mais facilidade ao processo

Primeiros cuidados com o filhote de Yorkshire

Filhote de YorkshireUma boa dica é procurar um veterinário e pedir uma indicação, essa é a maneira mais segura de se adquirir um filhote de Yorkshire. Em seguida, leve-o para uma consulta para checar sua saúde.

A primeira vacina deve ser dada aos 45 dias de vida, as demais devem seguir a recomendação de um veterinário. Vale ressaltar que ele só poderá passear depois de tomar todas as vacinas. A vermifugação também é muito importante, deve ser feita apos o primeiro mês de vida.

Nos primeiros meses é preciso ensinar o filhote de Yorkshire a fazer suas necessidades em local determinado pelo dono, assim ele não sujará a casa e outros ambientes. Vale ressaltar que todos os comandos são ensinados sempre por repetição. Em geral dentro de seis meses o animal aprende a fazer suas necessidades em um único local.

Apenas depois de algum tempo e das vacinas, o filhote poderá sair para fazer suas necessidades na rua.

Todo filhote precisa de alimentação de primeira linha, procure comprar sempre rações de boa qualidade e especiais para filhotes. O alimento em lata também pode ser introduzido paralelamente a ração seca.

A freqüência da ração é um pouco polemica, mas o ideal que o Yorkshire adulto se alimento duas vezes ao dia, já os filhotes de Yorkshire de 3 a 4 vezes. O cão é considerado adulto após um ano de idade.

A troca da ração pode ser feita sempre que necessário, é comum que o cão enjoe e coma menos, por isso fique atento, nesses casos troque de marca e sabor.

Evite dar restos de comida para o animal, principalmente ossos, eles são perigosos podem provocar engasgo e perfuração no estomago.

Cuidado com os dentes do filhote de Yorkshire

Filhote de YorkshireÉ muito importante cuidar dos dentes do pet, nem todo o pet shop oferece esse serviço, sendo assim, certifique-se antes de levar seu cãozinho.

O tártaro assim como nos adultos é comum nos pets, em casos mais graves podem provocar a perda de dentes e inflamações, por isso a importância da escovação.

A limpeza diária dos dentes feita em casa mesmo pode remover a placa, mas o tártaro acumulado apenas um veterinário conseguirá eliminar, para isso é preciso sedação e ou anestesia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>